7 de mai. de 2012

Titanic - O navio mais famoso da história


Que tipo de navio era o Titanic ?
O que causou seu naufrágio ? Uma visita ao Museu do Povo e dos Trasnportes de Ulster , perto de Belfast ,Irlanda do norte , nos ajuda a encontrar perguntas .
Por que o titanic era tão especial ?
Segundo Michael McCaughan , ex-curador do Museu do Povo e dos Tranportes , o Titanic é ''o navio mais famoso da história ''. Mas havia outros navios bem parecidos . Ele foi o segundo de três enormes embarcações contruídas nos estaleiros de Harland & Wolff , em Belfast .* O Titanic estava entre os maiores navios de sua época , medindo 269 metros de comprimento e 28 metros de largura .
A companhia de navegação White Star line mandou fazer essas embarcações enormes para conseguir o monopólio das lucrativas rotas marítimas do Atlântico Norte . A White Star Line não tinha condições de competir com sua concorrente , a Cunard line , no quesito velocidade . Assim , se concentrou na construção de embarcações maiores e mais luxuosas a fim de atrair passageiros ricos e famosos .
Mas o Titanic tinha potencial para desempenhar outro papel. '' Entre 1900 e 1914 , quase 900 mil imigrantes entraram nos Estados unidos por ano '', conta William Blair , diretor dos Museus Nacionais da Irlanda do Norte .Transportar essas pessoas da Europa para os Estados Unidos contituía a maior fonte de renda para companhias de navegação transatlântica , e o Titanic seria usado para esse objetivo .
* O primeiro navio foi o Olympic eo terceiro o Britannic.
A tragédia
O capitão do Titanic , E.J. Smith , conhecia os perigos que o gelo no Atlântico Norte representava . Ele já havia feito essa rota várias vezes com o Olimpic . Vários alertas de icebergs foram enviados para o Titanic por outros navios , mas alguns foram desconsiderados ou pelo visto não foram recebidos pelo capitão .
De repente , os vigias do Titanic avisaram que havia um iceberg à frente - mas era tarde demais ! O oficial em comando evitou uma colisão frontal , mas não conseguiu impedir que a lateral do Titanic raspasse no iceberg . Isso danificou o casco do navio - e o mar inundou vários de seus compartimentos diantiros . O capitão Smith logo ficou sabendo que seu navio estava comprometido . Ele enviou mensagens de S.O.S e ordenou que os botes salva - vidas fossem abaixados .
O Titanic contava com total de 20 botes salva -vidas . Ao todo , eles podiam trasportar cerca de 1.170 pessoas . Mas havia mais de 2.200 pessoas abordo , incluindo passageiros e tribulação. Para piorar a situação , muitos botes foram liberados com lotação imcompleta . E a maioria deles não fez nenhum esforço para procurar possíveis sobreviventes dentre as pessoas que haviam se jogado no mar . No final, apenas 705 pessoas foram salvas .
As consequências
Após esse desatre , autoridades marítimas aprovaram normas que melhoraram a segurança no mar . Uma dessas normas exigia que os navios tivessem um número suficiente de botes salva - vidas para todos a bordo .
Por anos , as pessoas acreditavam que o Titanic afundou tão rápido assim por causa de um enorme rasgo em seu casco decorrente da infeliz colisão . Mas , em 1985 , após a descoberta do Titanic no fundo do oceano , investigadores chegaram a uma conclusão diferente : as águas geladas haviam comprometido o aço do navio , deixando-o quebradiço e levando -o a rachar . Menos de três horas após a colisão , o navio partiu em dois e afundou , entretanto para história da navegação como um dos maiores desastres marítimos .

•             (Laís Silva)

0 comentários:

Postar um comentário