7 de mai. de 2012

Visita à "Cataguazes de Papel" - Cataguases MG


A Indústria Cataguases de Papel Ltda., fundada em novembro de 1994, está instalada no município de Cataguases, Zona da Mata de Minas Gerais, com 17 anos de funcionamento sendo que, a antiga "Matarazzo" teve cerca de 40 anos até o enfraquecimento de estoque e de renda. A diferença entre "Matarazzo" e "Cataguases de Papel", é que a "Matarazzo" trabalhava com alto nível de celulose, produzindo grande quantidade de papel ofício e papéis em geral; já a "Cataguses de Papel", trabalha apenas com papel reciclado, por isso ela depende do lixo de Cataguases e região, já que Cataguases sozinha, não consegue abastecê-la.
É recebido por dia na indústria, incríveis 250 toneladas de papel diários e por isso o desenvolvimento tanto industrial quanto da renda mensal, pode variar.

A indústria  é formada por diversas máquinas que auxiliam no trabalho desde a limpeza da água até o acabamento do papel.
     • A água é retirada do rio, e é retida num reservatório em seguida, passa pelo tratamento de limpeza e é enviada até as máquinas de produção;

     • Hydra Pulper - separa o plástico e os demais materias não usados na produção do papel, esse processo é feito atravéz de uma espécie de lama que contém os devidos produtos para separação;

    • Caldeira - efetua a secagem do material. Onde o vapor quante irá secar o papel, para o processo final;

   A madeira recebida na indústria também é recebida da cidade e da região assim como o papel.


Alguns tipos de pepés produzidos na empresa, como por exemplo a bubina, pode ser feita desde a pequena ( escritório, recibo, etc ) até as industriais, chegando a ter 5m de altura e 1m de largura.

   O laboratório da empresa, faz a contagem, o manuseamento e analisa o produto. Na empresa trabalham cerca de 285 colaboradores, sendo de 3 a 4 na produção do papel, com 6 horas diárias de trabalho revisado em 24 horas de produção. Ou seja, a empresa não pára .

  
* A fumaça liberada pela indústria, nos foi informado que é controlada, para que não haja danos ao meio ambiente.
 

0 comentários:

Postar um comentário