1 de jun. de 2012

Efeito estufa e mudança climática

Sabemos através da mídia  e pela observação do dia -a-dia  que a Terra está  doente. E entre os sintomas de sua doença , o que vem mais nos atingindo mais diretamente é sem dúvida , a mudança climática  resultante do efeito estufa . Esse fenômeno faz parte do mecanismo natural da Terra  e garante as condições térmicas da atmosfera . Funciona  assim : entre os gases que compõem a camada gasosa do Planeta , existem alguns como o gás carbônico , que têm a capacidade de reter calor . Se não fossem esses gases , as temperaturas seriam baixissimas na Terra .
A questão é que diversas atividades humanas como uso de combustíveis fósseis  - carvão mineral e petróleo - em indústrias , automóveis , termelétricas , e  a  destruição da vegetação através  de desmatamento e queimadas vêm  sobrecarregando a atmosfera  com gases estufa , fazendo a atmosfera acumular mais calor do Sol .
Entre as conseqüências  imediatas estão as grandes mudanças constantes de tempo que têm ocorrido .
As temperaturas mais altas estão provocando o derretimento das geleiras das altas montanhas e regiões polares , o que  acarreta o aumento global do nível do mar . As áquas do mar também estão mais quentes , aumentando a força dos furacões e  modificando a circulação das massas de ar e correntes marinhas que, por sua vez , determinam as condições  climáticas . Isto significa mudanças de temperaturas e de regime de chuvas em todo o Planeta , Afetando a agricultura , a fauna , a flora e a vida humana .
Mais do que  nunca , é urgente o empenho de todos em ações de cuidado com a Terra , e isso  precisa ser um movimento universal . Os governos têm um papel fundamental na elaboração de políticas  ecologicamentes  corretas ; os empresários precisam levar em conta os custos ambientais em suas decisões e estratégicas de negócios , e cada um deve procurar cumprir , da melhor forma possível , o seu papel de cidadão , consumidor consciente e integrante do Sistema Terra .’’

Fonte :Revista Semeando Edição Anual - Ano 2 – Ano 2007

0 comentários:

Postar um comentário